Por que fazer uma Comunicação Integrada?

Um ponto primordial da Comunicação Integrada é que ela é uma grande orquestra.

Comunicação Integrada

E neste post vou te explicar por que é importante ter uma estratégia baseada nos preceitos da comunicação Integrada.

Afinal ela é muito eficiente para pulverizar a informação, da maneira correta, com o intuito de atingir todos os stakeholders de uma empresa.

Talvez você não conheça bem essa palavra inglesa “stakeholders“, apesar de já ter ouvido sobre ela antes. Portanto vamos entender melhor do que se trata. Na tradução literal, stakeholders significa partes interessadas.

O que são os Stakeholders?

MAPA DE STAKEHOLDERS

Literalmente são todos os públicos que conversam com a sua empresa/marca – sejam eles sócios, fornecedores, clientes, colaboradores diretos e indiretos, imprensa e comunidade.

Dito isto, compreender a existência e a particularidade de cada um desses públicos, facilita a comunicação, como também ajuda a definir qual a maneira certa de se comunicar com cada um deles e por onde se comunicar com cada um deles.

A maneira como você dialoga com cada uma deles é diferente, apesar de ter o mesmo “tom de voz de marca”.

A Comunicação Integrada é como uma grande orquestra, onde o objetivo é fazer a comunicação de maneira assertiva evitando ruído e crises.

Seja você uma empresa, uma marca, empreendedor, profissional liberal, você também tem diversos públicos.

Saber mapear e definir através do planejamento de Comunicação Integrada, esses processos comunicacionais, te ajuda a maximizar seus comunicados e minimiza suas falhas, diminuindo riscos e falhas diversas. Desde seu conteúdo nas redes sociais, aos seus conteúdos em aplicativos de mensagens como WhatsApp, e-mails, Telegram, como também no conteúdo de seu site.

Aliás, ter um planejamento de Crise pensado evita muitos problemas, e muitas empresas desconsideram o risco até que haja algum problema sério a ser administrado e acabam por lidar de maneira improvisada, podendo causar mais dificuldades ainda, seja pelo tempo errado de posicionamento, seja pelo tom errado de respostas, ou pela a ausência de protocolos emergenciais tanto de posicionamentos públicos como de respostas. Eu trabalhei muito tempo no mercado do Entretenimento, e uma coisa muito importante que aprendi é “Vai dar M*” , sim, pensar que pode ter algo fora da curva te poupa de ter que apagar incêndios durante o percurso.

Diagnóstico, planejamento, gerenciamento de crise de reputação, planejamento de comunicação, mapeamento de fluxos e processos, são algumas das ferramentas da Comunicação Integrada.

Invista em Comunicação Integrada e potencialize sua marca.

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